sábado, 8 de dezembro de 2007

MENSAGEM PARA AMANHÃ DE MANHÃ DIA 09/12

1ª Igreja Evangélica Batista de Buri 09 de Dezembro de 2007
Pr. Ronny Clayton
Tema: A Comunicação na Família
Texto Base: I Sm 5:1-13

Introdução :
Nabal era um homem bem difícil de conviver. Uma das dificuldades dele era a comunicação.

1º - Consciência da Importância da Boa Comunicação da Família.
Pv. 18:21 - I Pd. 3:10
- A comunicação é um caso de vida ou morte.
- Para se viver bem é preciso se comunicar , Deus sempre se preocupou com a comunicação como Tiago 3:1-12.

2º - Aprender a ser um bom ouvinte - Tg. 1:19
Ouvir é mais do que usar os ouvidos, e também usar:
a) Os olhos , nem sempre o que se está ouvindo é verdade quando se vê, os pais precisam olhar para os seus filhos.
b) O entendimento - é preciso entender o que se está ouvindo. Muitas vezes a pessoa pode falar que odeia mas no fundo que falar que ama, é preciso entender a situação, o que está acontecendo a volta, etc.
Um bom ouvinte aprende muito com novas experiências.

3º- Nunca esqueça da Doçura - Pv. 15:1 – Tt 3:2
Ainda que esteja sendo agredido não responda na mesma altura.
O tom da voz é importantíssimo. O jeito de dizer o que precisa ser dito é um segredo que pode mudar a Comunicação e em consequência o ambienta familiar. Pais que gritam com seus filhos, estão ensinando aos filhos gritarem com outras pessoas também.
Você pode fazer chegar a outra pessoa uma pedra de duas formas, atirando a pedra e fazendo feridas profundas que vão deixar cicatrizes ou embrulhar em papel de presente e entregar a mesma pedra. Leia Ef. 4:31 e I Pd. 3:9

4º - Escolher a Hora Certa - é Um importante exercício. Pv. 15:23 –
Pv. 29:20
Alguns dizem assim: “ Eu vou desabafar!” “Eu não levo desaforo pra casa!”. E acabam piorando as coisas, o que era um copinho se transforma em uma caixa d´água de 1000 litros, e se continuar no erro a coisa vira um rio e até um mar.Não discutir em público, na frente dos filhos, precisa ser aprendido, escolha a melhor hora, local, ambiente para discutir problemas difíceis .

5º- Mais elogio , menos crítica Fp. 2:14 Mt 7:1-5
Como é ruim ficar do lado de alguém que só reclama, que só vê os seus defeitos. Cada vez mais as palavras doces tem desaparecido do vocabulário das famílias, palavras como: Eu te amo, você é especial, você é uma benção de Deus meu filho. Ao contrário o que temos visto é pais e filhos se agredirem e acharem que é normal. Por exemplo, esse menino é uma peste! Meu pai tá por fora!.
Filhos não são animais de estimação, que você coloca a comida, da um brinquedinho e quando late você manda parar. Filhos precisam de carinho, Pais precisam de carinho, Mães precisam de carinho.

6º - Conquiste a Confiança - Pv. 11:13 / Pv. 20:19
Pv. 11: 13 O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.
Pv. 20:19 - O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.
Expor a intimidade alheia é um defeito gravíssimo. Os pais gostam de contar defeitos dos filhos a amigos. Assim os pais não ganham a confiança dos filhos. A família precisa ser um lugar de confiança.

7º - Seja Honesto Pv. 12:19 / Pv. 26:19
Mentira nem por brincadeira, alguns afirmam que a mentira é um mal tão grande que deve ser evitado até em brincadeiras. É difícil para alguns filhos verem seus Pais mentindo e depois ouvirem que não podem mentir.

8º - Priorize os de Casa Gn 29:9-20
Após o primeiro beijo de Raquel e seu futuro marido ela correu e anunciou a seu Pai.
As pessoas de sua familia devem ser tratadas diferente de outras pessoas e não ao contrário, a cordialidade, a atenção o respeito, devem ser cultivado em todos os momentos da vida.
9º - Seja Claro e Direto. Mt 18:15
Não mande recados por terceiros, ou através de caretas, músicas. Fale o que precisa ser dito de forma inteligível. Meias palavras não bastam.
10 - Sobretudo: Cuide do Coração Mt. 12:34 / Mt 15:19
A pureza e beleza no falar dependem da pureza e beleza interior. Não há como encher o coração de rancor amargura, e querer ter uma família amável e calorosa

Nenhum comentário: