quinta-feira, 27 de março de 2008

TEXTO PARA DEBATE.

Esse texto não é meu, e do Creuse em seu blog http://www.theologizando.blogspot.com/, reproduzo com autorização, por que sou leitor deste blog e este texto me incomoda muito, por que é infelizmente o pensamento da maioria dos pastores Batistas que conheço.
Logo colocarei o meu texto resposta a este, ok?
Leiam, reflitam ......................

"Algumas pessoas já me perguntaram por que as igrejas Batistas ficam de portas fechadas durante toda a semana enquanto as igrejas católicas e neo-pentecostais ficam de portas abertas. Certa vez, em uma igreja onde trabalhei, também levantamos essa pergunta e como no momento não tínhamos respostas, abrimos as portas, passamos a abrir todos os dias da semana, desde o horário do almoço até às seis horas da tarde.

Sim, algumas pessoas vieram. Mendigos, bêbados, oportunistas, etc... Todos querendo dinheiro, comida, ou algo semelhante, mas, não se engane, era só isso que queriam mesmo, alguns quando percebiam que só daríamos o que pediam se ele ouvisse a mensagem do evangelho, preferiam sair com fome ou sem o dinheiro ao ouvir sobre Cristo. Se é que estavam com fome ou mesmo ou precisando mesmo de dinheiro.

De fato, depois de três meses abrindo todos os dias da semana no mesmo horário, além de distribuir alguns alimentos e botar algumas pessoas de volta para casa num ônibus para algum cantão do país, nada de mais aconteceu, nenhuma conversão, nenhum aconselhamento, nenhum resultado para a igreja especificamente. Além do que, num desses dias quando nos demos conta, tínhamos um morador de rua há dois dias dormindo escondido no banheiro da igreja, corremos o risco de ele ter, no meio da noite, levado equipamentos, coisas de valor histórico ou algum bem da igreja.

No final das contas, percebi que estávamos enganados, pois, antes de abrirmos as portas, nunca estivemos de portas fechadas. Os católicos crêem que o templo é sagrado, toda a construção em si é feita de modo a se assemelhar a antigo templo de Israel, o altar no centro lembra o altar de sacrifícios, as paredes decoradas com pinturas sacras, as imagens, os objetos santos as relíquias e relicários, os incensários, as velas acesas, o confessionário, absolutamente tudo transmite um ar de mistério e a idéia de que o simples fato de entrar naquele prédio já é uma atitude em si purificadora. Para alguns, o simples fato de passar na porta e se benzer já tem valor de benção e proteção.

Os neo-pentecostais, não estão muito longe disso, seus programas de televisão já alertam: "venha na igreja tal, na rua tal, no dia tal, no dia tal, na noite do descarrego, ou do sal grosso, ou do óleo santo, (ou qualquer disparate desses...) que sua vida vai ser transformada", "traga uma roupa de seu parente para ser abençoada", "venha passar no meio da corrente dos 400 profetas", enfim, a ênfase é no misticismo de um lugar poderoso e sagrado, um centro religioso de "fé" (se é que o concreto pode ser chamado de fé), onde a benção é presencial.

Mas, é isso que é igreja, um lugar? Veja bem, não estou dizendo que ter um templo ou um lugar onde se reunir não é algo importante, ou bom, pelo contrário, creio que ter um espaço multiuso, bem organizado, limpo, etc, é muito importante, mas, novamente pergunto: Isso é que é igreja? O que dizer então da igreja primitiva que se reunia nas catacumbas, nos cemitérios, em cavernas no deserto no meio da madrugada, ou escondido na casa de alguém?

A resposta é não, não é o que vejo no Novo Testamento, igreja na perspectiva de Jesus, são pessoas, seres humanos, a igreja não é feita de tijolos de barro, mas de pedras vivas. As portas da igreja de Cristo não são de madeira, mas sim, portas vivas, gente de carne e osso, e onde estiver um cristão, aí tem uma porta da igreja de Cristo aberta. E quanto maior o número de crentes comprometidos com Cristo em uma vida de santidade, que gera bom testemunho, que não se cala ou se omite, mas prega o evangelho a todo tempo, mais e mais portas estarão abertas.
Portas abertas não só em um endereço de uma rua qualquer, mas, em fábricas, escolas, casas, empresas, pontos de ônibus, metrô, ônibus, em toda hora, e em todo lugar, se o cristão faz seu papel, de ir e pregar o evangelho a toda criatura, as portas da igreja se abrirão para pessoas entrarem. Pessoas que nunca entrariam pelas portas de madeira de uma rua qualquer, mesmo que estas estivessem abertas.

A igreja de Cristo nunca fecha suas portas, a não ser, que as portas, quer dizer, os crentes, não façam o que Cristo os mandou fazer e não vivam como Ele os ordenou viver. A igreja só fecha as portas, quando o crente se fecha para sua missão. No fim das contas, nós somos as portas da igreja, como estamos? De plantão, sempre abertos à ganhar almas para Jesus, ou fechados, apenas esperando as portas de madeira se abrirem no próximo domingo?
A igreja católica abre portas de madeira, os neo-pentecostais também, no entanto essas portas abertas, na maioria das vezes, são portas fechadas para Cristo, nós fechamos as portas de madeira alguns dias, mas temos a oportunidade de abrirmos portas para a vida eterna, todos os dias, em todo lugar, a todo tempo, onde quer que formos."


LEIA MAIS ABAIXO

Um comentário:

Unknown disse...

Ué... Não estou entendendo, falou que ia comentar meu texto e até agora nada, estou esperando para contra-argumentar... E aí... vamos lá!!!