domingo, 15 de dezembro de 2013

O Glúten, alfabetização no Brasil e o amor.

Olá.
      Já é de domínio de meus amigos,irmãos e camaradas em geral que estou para sempre provavelmente destinado a não consumir uma coisinha que por si só deve ser ruim, mas que quanto misturado a outras delícias como pizzas, pães, massas, doces e outras coisinhas mais fica delicioso, o GLÚTEN.
    Estou mais de 50 dias sem ingeri-lo, porém confesso que comi uma torta da minha esposa pensando que era sem glúten e era com......foi um delicioso deslise que paguei o preço mais tarde...abafe.
   
Agora no final do ano, como todo final de ano, é a mesma coisa, festinhas, confraternizações, encontros, cafés da manhã etc...etc... e lá estou eu, tomando um suco, comendo uma maça, ou bebendo água, mentalmente já estou bem pois já não vinha ao longo de 10 anos não comendo, carne vermelha e isso me fez mais forte para resistir a tentação de comer o que me faz mal.
   Minha restrições hoje são, glúten, lactose e carne vermelha, todo o resto eu posso comer, e pasme amigo, tem muita coisa para comer, eu não passo fome não.
   Minha filha Júlia de 4 anos, conhece as letras mas ainda não sabe ler, mas num esforço para me ajudar a manter-me longe do que me faz mal, aprendeu a ler nas embalagens as frases, CONTEM GLÚTEN  - NÃO CONTEM GLÚTEN, isso mesmo ela vem e me mostra a frase assim que encontra. Ela fica super feliz e compartilha com a irmã a alegria de encontrar algum alimento que vai poder oferecer para o pai, ao contrário também são muito veementes em dizer, PAI ISSO VOCÊ NÃO PODE, lindo, lindo. Isso me faz lembrar que as escolas de nosso país não alfabetizam crianças de 4 anos, é uma pena em outros países como Moçambique é fácil encontrar uma criança que se comunica com os pais no dialeto da aldeia e em português com outras crianças maiores, tristeza. Em escolas particulares é comum crianças de 4, 5 serem alfabetizadas, e no sistema público é proibido.
   Mas o que me alegra mesmo é o carinho das pessoas a minha volta preocupadas com minha saúde, perguntam sempre se estou me sentindo bem, se estou encontrando o que comer, se estou bem alimentado, uns por amor e outros por medo de que eu tenha um piripaque qualquer hora dessas, até no amigo secreto ganhei chocolate sem glúten e sem latose....uuuuhhhhuuuu delicia.
    É bom para nós sabermos que tem pessoas preocupadas com o nosso bem estar, isso nos deixa contentes e nos dá forças para enfrentar esses momentos. 
     Ainda estou em crise, o auge da crise já passou, mas ainda sofro com algumas dores e incômodos, mas logo, logo devo ficar melhor, tenho tomado 2 remédios específicos para a crise e mais 2 para controle da pressão, essa me preocupa um pouco não quer baixar de 16 x 10 nem a paulada, mas agora fizemos uma mudança na medicação aumentando uma dose diária, o que me dá um chato controle de 7 comprimidos diários para administrar, ore por isso, e para que eu possa retomar a perca de peso, se foram alguns kilos, mas ainda está longe do ideal de ficar livre de mais de 30kg, logo devo retomar a rotina de exercícios e retomar o controle da situação.
   Agradeço a todos que tem orado por mim.
  O maior problema com o Glúten é que depois de ingerido ele vai criando uma espécie de cola por onde passa, sem ele não existe cola, mas sem ele fiquei grudado com minha família, irmãos e amigos.
   Deus é bom.

Ronny



Nenhum comentário: